Novo BLOG do IERB

Olá! Sejam Bem Vindos ao novo Blog do IERB!!! Neste novo Blog teremos muito mais recursos e espaço para divulgar tudo de bom que temos feito em nossa escola. Enviem suas dúvidas e sugestões para que ele possa ficar cada vez melhor!

EMAIL DE CONTATO

Para aqueles que quiserem entrar em contato conosco , podem nos mandar um email. Este é o nosso endereço eletrônico: ierb.escola@yahoo.com.br.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Notícias sobre as Comemorações dos 142 anos do IERB.

Foram disponibilizadas algumas matérias no site da SEED/SE alusivas as comemorações dos 142 anos do IERB. Segue abaixo uma delas na íntegra:


SEED presta homenagem aos 142 anos do Curso Normal em Sergipe


As comemorações alusivas aos 142 anos de implantação do curso normal em Sergipe foram abertas na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório Atalaia, do Centro de Convenções de Sergipe. Educadores, alunos e autoridades que prestigiaram o evento foram recepcionados pela Banda de Percussão do IERB, que existe desde 1964, sendo, na época, a primeira e única banda totalmente feminina do Brasil. Em seguida, o professor da UFS, Jorge Carvalho do Nascimento, proferiu palestra que teve como tema a atuação do Curso Normal em Sergipe.

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, compareceu ao evento e destacou a importância desta data. "O dia 24 de outubro foi instituído como dia da sergipanidade, e nada mais adequado que nos lembrar dos valores, da cultura e do orgulho inseridos no contexto do Ensino Normal", afirmou o secretário.

Ele destacou que o Instituto de Educação Ruy Barbosa contribuiu muito para a formação da identidade do sergipano, e está se preparando para despontar na modalidade de ensino formal tecnológico, com novos cursos que serão oferecidos a partir do próximo ano para a sociedade sergipana, marcando uma nova e promissora etapa do IERB.
Palestra
O professor Jorge Carvalho proferiu a palestra quando apresentou um breve histórico do Curso Normal no Brasil e em Sergipe. "Na segunda metade do século 19 e ao longo do século 20, o IERB foi o principal centro de formação de professor no estado, cumprindo com méritos sua finalidade. A vida é dinâmica e se transforma ao longo do tempo. Tenho certeza de que o IERB continuará exercendo sua função na formação de bons profissionais nos novos cursos que irá ofertar", disse Jorge Carvalho.
Novos Cursos
A professora Edwilma dos Santos, diretora do IERB, abriu as comemorações lembrando a importância do curso normal no estado. "Comemorar esses 142 anos do curso normal é prestar uma homenagem a todos os profissionais da educação que tanto contribuem para o progresso e o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil. O encerramento do curso normal não é o fim do IERB. A partir de 2013 o Instituto de Educação Ruy Barbosa será reformado para se tornar um centro de formação dos professores, oferecendo cursos de secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios na escola e infraestrutura escolar. Estamos confiantes de que o IERB continuará fazendo história", disse a diretora.
Tradição
Os alunos das últimas turmas do curso normal compareceram ao evento e não esconderam a emoção de estar finalizando uma parte significativa da história da educação em Sergipe, a exemplo de Alana Argolo, concluinte do Curso Nomal. "Estudar no IERB é uma tradição de família. Minha mãe e minhas tias estudaram aqui. Por isso tenho uma grande afeição por minha escola. Estou triste pelo fim do curso normal e, ao mesmo tempo, feliz por fazer parte desta história e saber que novos cursos serão ofertados", disse a aluna.
Quem também não escondeu a emoção de participar das comemorações pelos 142 anos do curso normal foi Carla dos Santos, matriculada na última turma do curso normal. "Aprendi muito em minha escola. Percebi a importância do professor para a formação do cidadão e quero ingressar no curso de pedagogia para dar continuidade a todo o meu aprendizado no Curso Normal", revelou a aluna.

Culto Ecumênico
As comemorações dos 142 anos do Curso Normal iniciaram-se com um culto ecumênico, que teve como temática o papel da educação formal no desenvolvimento da sociedade e do ser humano em busca da paz. "Esse culto reflete muito bem a função da escola, que é disseminar o respeito pelas diferenças com um ensino voltado à cultura da paz, tolerância e para a formação de um cidadão pleno e consciente", declarou o professor Fernando Aguiar, representante do candomblé. Também participaram o pastor evangélico Alécio Santos, Juraci de Santana, da Seicho-no-iê e Rosevando Santos, da Federação Espírita.

Programação
As comemorações dos 142 anos do Curso Normal em Sergipe prosseguirão a partir das 15h, no auditório Atalaia/CIC, com a exibição de um documentário produzido pela Assessoria de Comunicação da SEED. Em seguida será lançado um selo comemorativo. Acontecerá também a cerimônia de lançamento do símbolo do Museu dos Educadores Sergipanos. Logo após será descerrada a placa comemorativa dos 142 anos do Curso Normal.
As atividades do dia terminam com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Ruy Barbosa a personalidades de destaque na educação em Sergipe. As homenagens continuam nesta quinta-feira, 25, com a abertura da exposição no Museu da Gente Sergipana, sobre a história do Curso Normal em Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário