Autor(es): Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas
Palavras-chave [PT]:
Área de concentração: Ciencias Sociais Aplicadas a Educação
Esino normal - Brasil -=, Professores - Brasil , Escolas normais - Brasil
Titulaçao: Mestre em Educação
Esta dissertação tem como objetivo analisar as representações das ex normalistas do Instituto de Educação Rui Barbosa - Escola Normal - acerca da formação profissional e do ingresso na carreira do magistério. Para realizar este estudo foram coletadas histórias de vida resumidas das ex alunas que se formaram na instituição no período que compreende as décadas entre 20 e 50. Foram também analisados documentos oficiais. Buscou-se apreender, durante a análise, aspectos relacionados ao processo de ingresso no curso normal; à duração e estrutura do curso; à convivência no espaço escolar entre professores e alunas e ao início da carreira das ex-normalistas. o relato destas experiências acerca do cotidiano da formação da Escola Normal e do processo de ingresso na carreira permitiram conhecer não só as trajetórias individuais, como também as vivências coletivas no espaço escolar e a inserção no mercado de trabalho das professoras primárias de Aracaju, no período estudado
Veja mais em : http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000084705 ou
http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/8689887.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário