Novo BLOG do IERB

Olá! Sejam Bem Vindos ao novo Blog do IERB!!! Neste novo Blog teremos muito mais recursos e espaço para divulgar tudo de bom que temos feito em nossa escola. Enviem suas dúvidas e sugestões para que ele possa ficar cada vez melhor!

EMAIL DE CONTATO

Para aqueles que quiserem entrar em contato conosco , podem nos mandar um email. Este é o nosso endereço eletrônico: ierb.escola@yahoo.com.br.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Exposição sobre o IERB no Museu da Gente Sergipana

Essa é mais uma das matérias disponibilizadas no site da SEED/SE;

http://www.seed.se.gov.br/noticia.asp?cdnoticia=6861&Mes=&Ano=2012

 

Aberta exposição sobre história do Curso Normal em Sergipe


Dando continuidade às comemorações alusivas aos 142 anos de implantação do Curso Normal em Sergipe, foi aberta na manhã desta quinta-feira, 25, no Museu da Gente Sergipana, a exposição "História do Curso Normal em Sergipe". Instalada no átrio do museu, a exposição, que teve como curadoras as professoras Cristina Valença e Verônica Nunes, conta com 80 peças, dentre documentos, mobiliário e fardamentos. Os objetos ficarão expostos até o dia 28 de outubro, depois serão expostos de forma itinerante em todas as sedes das Diretorias Regionais de Educação.

A professora Edwilma dos Santos, diretora do Instituto de Educação Ruy Barbosa (IERB), frisou a importância da exposição. "Além de mostrar ao público um pouco da história e importância do Curso Normal, o principal formador do docente do estado por muitos anos, podemos divulgar um trabalho que está sendo feito há mais de dois anos no arquivo do IERB para a criação do Museu do Professor e digitalização do acervo", declarou a diretora.

Quem também compareceu à exposição foi a professora Nádia Cardoso, que responde pela Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). "O Instituto de Educação Ruy Barbosa foi um celeiro da intelectualidade sergipana na sua época. Era o espaço onde a mulher tinha a possibilidade de desenvolver seus conhecimentos e ter uma formação. Esta exposição resgata uma época áurea do curso normal em Sergipe", informou a diretora.

Conhecendo a história

Os alunos das últimas turmas do Curso Normal ficaram encantados com o material exposto, a exemplo de Lucas Ventura, aluno do 3º ano. "É importante para a juventude conhecer a história dessa escola que já formou tanta gente importante em nosso estado. Estou gostando muito e vou trazer meus familiares para conhecer também esta história", revelou o aluno.

Essa também foi a opinião de Clécia Xavier, aluna do 4º ano do curso normal. "É muito interessante esta exposição e me deixa muito feliz em saber que também faço parte desta história. Minha mãe estudou aqui e eu estou fechando esse ciclo", declarou Clécia.

Banda do IERB

Os visitantes que compareceram à abertura da exposição da história do Curso Normal em Sergipe foram recepcionados pela banda de percussão do IERB, que existe desde a década de 1960 e foi a primeira banda exclusivamente feminina do Brasil.

A professora Maria do Carmo Santos, que foi normalista, faz parte da banda há 42 anos, sendo a mais velha integrante ainda em atividade. "A emoção é grande em participar desde momento tão importante, que resgata a memória do IERB e da banda. Já participamos de eventos muito importantes levando alegria e música. As novas gerações merecem conhecer um pouco de nossa história", disse a professora.

Comemorações

As comemorações pela passagem dos 142 anos do Curso Normal em Sergipe tiveram início na última quarta-feira, 24, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), com apresentação da banda do IERB, um culto ecumênico e
uma palestra sobre a história do Curso Normal em Sergipe, proferida pelo professor Jorge Carvalho. Foram lançados ainda o símbolo do Museu dos Educadores Sergipanos e o selo comemorativo pelo aniversário da Escola Normal. Também foi exibido um documentário produzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) a respeito da história do curso, bem como o processo de resgate do acervo do Instituto de Educação Ruy Barbosa (Ierb). O primeiro dia de comemorações foi encerrado com homenagens a ex-alunos e ex-professores ilustres.

Notícias sobre as Comemorações dos 142 anos do IERB.

Foram disponibilizadas algumas matérias no site da SEED/SE alusivas as comemorações dos 142 anos do IERB. Segue abaixo uma delas na íntegra:


SEED presta homenagem aos 142 anos do Curso Normal em Sergipe


As comemorações alusivas aos 142 anos de implantação do curso normal em Sergipe foram abertas na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório Atalaia, do Centro de Convenções de Sergipe. Educadores, alunos e autoridades que prestigiaram o evento foram recepcionados pela Banda de Percussão do IERB, que existe desde 1964, sendo, na época, a primeira e única banda totalmente feminina do Brasil. Em seguida, o professor da UFS, Jorge Carvalho do Nascimento, proferiu palestra que teve como tema a atuação do Curso Normal em Sergipe.

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, compareceu ao evento e destacou a importância desta data. "O dia 24 de outubro foi instituído como dia da sergipanidade, e nada mais adequado que nos lembrar dos valores, da cultura e do orgulho inseridos no contexto do Ensino Normal", afirmou o secretário.

Ele destacou que o Instituto de Educação Ruy Barbosa contribuiu muito para a formação da identidade do sergipano, e está se preparando para despontar na modalidade de ensino formal tecnológico, com novos cursos que serão oferecidos a partir do próximo ano para a sociedade sergipana, marcando uma nova e promissora etapa do IERB.
Palestra
O professor Jorge Carvalho proferiu a palestra quando apresentou um breve histórico do Curso Normal no Brasil e em Sergipe. "Na segunda metade do século 19 e ao longo do século 20, o IERB foi o principal centro de formação de professor no estado, cumprindo com méritos sua finalidade. A vida é dinâmica e se transforma ao longo do tempo. Tenho certeza de que o IERB continuará exercendo sua função na formação de bons profissionais nos novos cursos que irá ofertar", disse Jorge Carvalho.
Novos Cursos
A professora Edwilma dos Santos, diretora do IERB, abriu as comemorações lembrando a importância do curso normal no estado. "Comemorar esses 142 anos do curso normal é prestar uma homenagem a todos os profissionais da educação que tanto contribuem para o progresso e o desenvolvimento de Sergipe e do Brasil. O encerramento do curso normal não é o fim do IERB. A partir de 2013 o Instituto de Educação Ruy Barbosa será reformado para se tornar um centro de formação dos professores, oferecendo cursos de secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios na escola e infraestrutura escolar. Estamos confiantes de que o IERB continuará fazendo história", disse a diretora.
Tradição
Os alunos das últimas turmas do curso normal compareceram ao evento e não esconderam a emoção de estar finalizando uma parte significativa da história da educação em Sergipe, a exemplo de Alana Argolo, concluinte do Curso Nomal. "Estudar no IERB é uma tradição de família. Minha mãe e minhas tias estudaram aqui. Por isso tenho uma grande afeição por minha escola. Estou triste pelo fim do curso normal e, ao mesmo tempo, feliz por fazer parte desta história e saber que novos cursos serão ofertados", disse a aluna.
Quem também não escondeu a emoção de participar das comemorações pelos 142 anos do curso normal foi Carla dos Santos, matriculada na última turma do curso normal. "Aprendi muito em minha escola. Percebi a importância do professor para a formação do cidadão e quero ingressar no curso de pedagogia para dar continuidade a todo o meu aprendizado no Curso Normal", revelou a aluna.

Culto Ecumênico
As comemorações dos 142 anos do Curso Normal iniciaram-se com um culto ecumênico, que teve como temática o papel da educação formal no desenvolvimento da sociedade e do ser humano em busca da paz. "Esse culto reflete muito bem a função da escola, que é disseminar o respeito pelas diferenças com um ensino voltado à cultura da paz, tolerância e para a formação de um cidadão pleno e consciente", declarou o professor Fernando Aguiar, representante do candomblé. Também participaram o pastor evangélico Alécio Santos, Juraci de Santana, da Seicho-no-iê e Rosevando Santos, da Federação Espírita.

Programação
As comemorações dos 142 anos do Curso Normal em Sergipe prosseguirão a partir das 15h, no auditório Atalaia/CIC, com a exibição de um documentário produzido pela Assessoria de Comunicação da SEED. Em seguida será lançado um selo comemorativo. Acontecerá também a cerimônia de lançamento do símbolo do Museu dos Educadores Sergipanos. Logo após será descerrada a placa comemorativa dos 142 anos do Curso Normal.
As atividades do dia terminam com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Ruy Barbosa a personalidades de destaque na educação em Sergipe. As homenagens continuam nesta quinta-feira, 25, com a abertura da exposição no Museu da Gente Sergipana, sobre a história do Curso Normal em Sergipe.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012